Estudos de ÉTICA CRISTÃ

 

UNIDADE I - INTRODUÇÃO À ÉTICA CRISTÃ

 

“Os bons exemplos têm duas vezes o valor dos bons conselhos”

( E.C. Mckenzie)

Objetivos :

Despertar e ou reafirmar a importância da Ética Cristã.

Saber definir as diferenças entre Ética, moral, moralidade e Ética Cristã.

Reconhecer a Função e a Esfera da Ética Cristã.

Compreender por que a moral muda com os tempos.

Conhecer e compreender a Ética de Jesus.

 

Questão 1: Por que é importante estudar Ética Cristã?

1.º) Porque o crente em seus conflitos e problemas cotidianos, precisa de luz(de todo auxílio possível) para tomar decisões morais, algumas complexas e ambíguas.

 

2.º) Porque é imperativo que os ministros entendam de ética, para darem uma orientação moral sã a seus membros, bem como às pessoas que venham buscar sua ajuda.

 

3.º) Porque o crente necessita compreender bem o valor Ética, para evitar erros comuns de raciocínio ético:

O erro de reduzir a moralidade cristã a um mero conjunto de regras.

O erro de permitir o interesse próprio desviar o julgamento moral.

O erro de enfatizar pequenas questões éticas, em detrimento das questões de maior importância.

O erro de divorciar religião da ética.

O erro de substituir conduta por contemplação ética.

 

4.º) Porque ela estimula o próprio crescimento moral do crente. A ética proporciona um padrão pelo qual a pessoa pode medir seu próprio desenvolvimento moral. À luz deste padrão, o indivíduo poderá ver o que ele deve ser em contraste com o que ele é. Isso provoca uma tensão e um descontentamento, levando-o à meta da perfeição que Deus exige para seus filhos. Mateus 5.48

 

5.º) O crente deve estudar Ética Cristã, porque o ensino de Jesus é tanto ético como teológico. Portanto, ninguém pode interpretar o cristianismo a menos que entenda e dê ênfase ao conteúdo ético do Evangelho.

(Apost. De Ética Cristã: Dorine Hawkins Stewart)

 

1. Conceito de Ética

Questão 2: Como diferenciar os termos: Ética, moral, moralidade e Ética Cristã?

Definições:

1 Ética: Conceito etimológico de origem grega ethike, caracteriza tudo o que fundamenta e sistematiza a moral na realidade. Lei Moral. (Ética do Educador p. 11)

“Ética é a ciência da conduta humana, determinada pela conduta divina”

( Emil Brunner, Teólogo suiço)

 

Ética é a ciência, é a teoria, é o exercício intelectual que propicia a reflexão, a análise a decisão e a avaliação de toda conduta social.

 

Moral: Vem do latim moris ,(costume, hábito): Indicativo do saber prático, normativo, Código de normas que orienta o comportamento individual e social do homem. (Ética do Educador p. 11,12)

 

A Moralidade tem sido uma preocupação comum desde a antigüidade:

Os grandes filósofos desde Platão e até o pensadores dos presentes dias, se esforçaram em atribuir à educação a moral e a ética.

 

Historicamente, na tradição judaica, a moral é ensinada como resultado da observância dos preceitos divinos – As Sagradas Escrituras. Na tradição grega, é associada mais com o conceito de sabedoria, da virtude e do prazer. Na tradição moderna, caracterizou-se o traço principal – a separação entre a moral e a religião. (Ética do Educador p.13)

 

Moralidade é a prática de toda decisão ética, no ato da sua realização.

 

3 Ética cristã: É a ciência da moral cristã, que trata de explanar sistematicamente os deveres e costumes da moral humana, com relação a Deus e à sociedade; fundamentada nos princípios ensinados e exemplificados pelo Senhor Jesus Cristo e aplicada na vida diária do cristão com o auxílio do Espírito Santo.

 

Ética Cristã: "é reflexão disciplinada sobre a pergunta (e sua resposta): Que é o que eu, como crente em Jesus Cristo e membro de sua Igreja, devo fazer?" (Dr. Paulo Lehmann, Ethics in a christian. Context, Nova York, Harper & Row, 1963, p. 29, citado por Gardner, p. 9).

 

Assim, o Cristão — membro realmente "ligado" ao Corpo, responderá à pergunta: O que devo fazer? Primordialmente vinculado à Revelação (Bíblica) e vinculado a Triunidade Santa, no relacionamento com Deus e com o próximo, e no relacionamento com o Reino e com o mundo?

 

Esta relação interpessoal, — é vida cristã, não pode ser vivida individual e egocêntricamente, vida cristã é social, o crente é membro do Corpo de Cristo — a Igreja do Deus Vivo (Mt. 16.16; At. 14.15; Rm 9,26; 2 Cor. 3.3; 6.16; 1 Tes. 1.9; 1 Tm. 3.15; 4.10; Heb. 9.14; 10.31). “Ética é um estudo sistemático do modo de viver exemplificado e ensinado por Jesus, aplicado aos múltiplos problemas e decisões da existência humana” ( George Harness, Teól. Metodista norte-americano)

 

Ciente de que o centro da ética é Deus (o Ômega, o Único Absoluto), a sujeição a Deus, nos possibilita a aplicar (observar) o "novo mandamento” — agápe. Deus é amor, é a verdade, a perfeição (I João 4).

 

Resumindo: Ética Cristã é o estudo (atividade intelectual) e a explanação do modo de vida moral, ensinado e exemplificado por Jesus, e aplicada (exercício prático) à vida cotidiana em sua totalidade, com o auxílio do Espírito Santo.

 

A NECESSIDADE DA ÉTICA. A ética se mostra cada vez mais necessária para reordenar os valores básicos e de sustentação da sociedade, como por exemplo o valor família, que se vai desintegrando, quando por exemplo o o amor é limitado a si mesmo, como um fim absoluto, e não é o bem almejado da família a força construtora. Exemplo disto o valor dinheiro que seduz: Um(a) filho(a) a ganhar dinheiro “fácil” (em uma noite, o que levaria semanas num trabalho decente) como garoto(a) de programa; ou o valor dinheiro que seduz um adolescente a traficar com “recompensa” monetária por apenas uma noite, muito superior que a que o pai assalariado recebe ao final de um mês.

 

A ética (pura) é aquela que cria hábitos e costumes que formam e orientam o senso moral e não simplesmente aprendizagem intelectual de regras éticas.

 

“Refletindo sobre Ética cristã, podemos pensar na parábola do semeador e sobre o significado de semear. Os grãos estão por toda parte; basta que saibamos procurá-los e cultivá-los. A vida diante dos grãos existentes pode ser comparada a um jardim; nós somos seus jardineiros, devemos cuidar da terra para vermos a maravilha da missão cumprida, regada com a sabedoria de Cristo, que é o próprio sentido da vida. Sem dúvida, como forem os parâmetros e as ações do homem, assim será o seu Deus...  Deus é a mais elevada subjetividade do homem (interioridade) e o único padrão ético possível” (Ética do Educador p. 13)

 

2. Ética como Estudo Crítico da Moralidade

Ética é "o estudo crítico da moralidade" (Gardner, p. 19) analisando sistematicamente as escolhas morais que os seres humanos fazem; e os padrões do certo e errado, pelos quais a conduta será dirigida, e assim sejam satisfeitos os alvos e princípios ideais reconhecidos e exigidos.

É indispensável e determinante o estudo de que na realidade o homem é livre e responsável por seus atos: suas obrigações morais, deveres, louvores, culpa, verdade, etc.; que as escolhas morais, são resultado complexo da avaliação e conclusão do determinismo espiritual (não o determinismo mecânico ou orgânico) no uso fruto da liberdade moral.

 

Questão: A moral muda com os tempos?

Algumas idéias mudam de geração para geração.

Jesus denunciou a moralidade em seu tempo (Mc. 12.38-40)

O que é certo para uma geração, será errado para outra.

Até entre credos cristãos que alimentam suas tradições e encorajam outros a aceitá-las, dentre as suas lideranças principalmente na geração sucessora, abordagens éticas usadas anteriormente são conduzidas a conclusões diferentes, em alguns casos para melhor e em outros, para pior.

Ex.: Milton L. Rudnick, declara: "Quando eu era mais jovem, havia um amplo consenso (embora não unânime) entre o "clero" evangélico, de que a contracepção era moralmente errada. Poucos pastores hoje concordam com esse ponto de vista e julgamento" (Ética Cristã para Hoje, Rudnick p. 17)

 

— " O que conduziu a mudança?" Qual a natureza da mudança?

— É descuido moral, declínio de padrões, falta de zelo, acomodação a valores mundanos? Não necessariamente.

De alguma forma, pelo menos, a mudança pode ser o resultado de uma melhor compreensão do assunto e de mais cuidadosa interpretação das escrituras." (Idem p. 17).

 

O racismo foi tolerado por igrejas e líderes em tempos passados e poucos consideravam isso errado.

A escravidão, idem...

 

— O estudo bíblico e da ética sempre impactaram as boas mudanças.

 Ao mesmo tempo em que os cristãos se guardam contra a deterioração de valores morais imutáveis, não devem se posicionar contra toda mudança ética.

 

A REVOLUÇÃO ÉTICA ATUAL, introduzida a partir dos anos sessenta, e que se denominou de "nova moralidade", nesta os princípios da ética cristã são repudiados e vituperados. A ética não evoluiu, foi revolucionada por decisões e abordagens radicalmente opostas ao cristianismo bíblico.

 

Nela, cada vez mais pessoas(inclusive nos arraiais cristãos), estão se esforçando para redefinir, renomear a muitos tipos de comportamento pecaminoso - os quais são explicitamente revelados nas Escrituras Sagradas, por pecado, isto é erro moral - como por ex.: o adultério, a fornicação, o homossexualismo, a auto-afirmação, a revolução (a Bíblia recomenda: o leito sem mácula, guardar sua virgem (I Co. 7.1,8,37), a castidade, o auto-sacrifício, a não-vingança...)

 

— O resultado é o atual relativismo ético. Isto é o prelúdio do caos e da desordem.

Cada pessoa decide livremente por si mesma o que é bom/mau. O certo ou o errado, depende da preferência ou opinião pessoal, ou da opinião pública - "maioria", "todo mundo"...

 

Romanos 14.12 “Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.

Mateus 12.37 “Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado”.

 Marcos 8.38 “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

 João 6.68 “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”.

 

Portanto, Na vida cristã, precisamos de muita ajuda para decidir o que é certo e o que é errado.

O Certo ou o Errado?

O homem é livre para escolher. O certo ou o errado.

O homem é responsável pela escolha que faz! 

 

Precisamos de muita ajuda para decidir o que é certo e o que é errado, ao viver o modo real da vida cristã.

O homem é responsável pela escolha que faz!

 - *Escolher de acordo com a Justiça verdadeiramente revelada - A Bíblia Sagrada.

Voltar à Página inicial de Ética Cristã

Voltar à Seção de Aulas e Trabalhos - Seminário Teológico

Voltar à Página inicial

Elaborada por Walter Meleschco Carvalho, e atualizada em 29/09/2005