MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural = Ekobé 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

Cultura INvertida &

 


A Graça e a Paz de Cristo seja com todo(@)s,


Cultura INvertida...


Fazendo uma revisão para a prova de geografia com nossa filha de 9 anos, recordei uma lição (que ela está aprendendo no 5º ano) que aprendi só nos estudos do 2º Grau na década de 1970. E foi uma lição informal, fora do programa curricular. O professor de geografia nos falava de como os japoneses saíram da Guerra destruídos, mas se tornaram uma potência mundial em pouco tempo, investindo em educação e industrialização, deixando de comprar os importados para consumir seus próprios produtos (ainda que inferiores a princípio) mas que geraram capital e desenvolvimento próprio (Japonês). Falava de como no Brasil, até o bico da caneta (BIC) ainda era importado... e como o Brasil ao invés de investir em Hidrovias e Ferrovias, fez a pior opção de transporte: a Rodovia; importando os caminhões de outros países, montando suas fábricas aqui e se endividando para construir Rodovias por todo o país...

E só há pouco a Ferrovia chegou em Mato Grosso (Alto Taquari), e nesta semana foi inaugurado o Terminal de Itiquira. E agora a promessa de que em 2013 chegará a Rondonópolis.!!!

Lições que a Anna Julia já aprendeu:

1) Enquanto nos países 1. Rússia, EUA e Holanda o transporte de cargas mais utilizado é a ferrovia, no Brasil é o inverso -- a Rodovia é o meio mais utilizado (É difícil competir/exportar assim...) . 

2) Enquanto o custo para transporte Ferroviário é de 125 toneladas de cargas com 1 litro de óleo diesel (por quilômetro) no transporte Rodoviário é de 35 toneladas com 1 litro de óleo diesel (por quilômetro -- e na Hidrovia se transporta com 1 litro de óleo diesel: 575 toneladas de carga p/Km)!!! 

Veja os quadros.

 


Fonte: Apostila 2 Anglo Sistema de Ensino, 5º ano 

+++++++

Governo prevê que ferrovia chega a Rondonópolis até 2013


Dois grupos estrangeiros já demonstraram interesse em trazer trilhos até a Capital

Ednilson Aguiar/Secom-MT

Com a inauguração do terminal ferroviário de Itiquira, o trem chega mais perto de Cuiabá

LAÍSE LUCATELLI
ENVIADA ESPECIAL A ITIQUIRA

Com a inauguração do terminal ferroviário de Itiquira (357 km ao Sul da Capital), na manhã de sábado (2), foi dado mais um passo para a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) a Cuiabá. Entre dezembro deste ano e o primeiro trimestre de 2013, deve ser inaugurado o Terminal de Rondonópolis (a 212 km), que será um dos maiores da América do Sul.

Segundo previsão do secretário da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo (PR), o trecho entre Rondonópolis e a Capital deve ser licitado no ano que vem. 

“Os estudos de impacto socioeconômico e ambiental estão sendo elaborados com recursos do governo estadual. Em breve, teremos o projeto básico do traçado dos trilhos, e a previsão é licitar a implantação desse trecho no ano que vem”, informou.

Esse trajeto terá que ser licitado porque empresa que detém a concessão da linha e está executando as obras até Rondonópolis, a América Latina Logística (ALL), abriu mão da concessão até Cuiabá, por pressão do governo estadual. A decisão foi tomada após a empresa sinalizar que não tinha interesse em implantar e explorar os trilhos após Rondonópolis.

Dois grupos estrageiros já demonstraram interesse em trazer a Ferronorte até a Capital: o italiano Salcef S/A e o sul-coreano Posco.

Vuolo informou, ainda, que esse trecho pode receber, no futuro, trens de passageiros. Para isso, terão que ser construídos terminais específicos, pois os já previstos nos projetos são terminais de carga, para escoamento da produção.

Dificuldades

Em um discurso emocionado, na solenidade de inauguração do terminal, o secretário lembrou das dificuldades enfrentadas para implantar a Ferronorte, desde quando seu pai, Vicente Emílio Vuolo, elaborou o plano de interligação Ferroviária entre São Paulo e Mato Grosso, em 1976.

O projeto foi feito na década de 1980, e abandonado pelo alto custo de implantação. Foi retomado na década de 1990 e, em 2000, chegou à primeira cidade mato-grossense, Alto Taquari. As obras foram paralisadas em 2003, e retomadas após aditivo do Governo Federal.

Após vencidas todas as dificuldades, a inauguração do terminal de Itiquira e o avanço dos trilhos até Rondonópolis foram comemorados por todas as autoridades presentes à inauguração. “Esse foi mais um passo decisivo para o desenvolvimento do Estado”, declarou o ministro dos Transporte, Paulo Sérgio Passos (PR).

“Essa é uma conquista dos produtores mato-grossenses. O terminal conta com uma das estruturas de embarque e descarga mais modernas do país”, disse o governador Silval Barbosa (PMDB).

* A jornalista Laíse Lucatelli viajou a Itiquira a convite da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).

 

Fonte: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=2&cid=121802
Acesso em 05.jun.2012

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

><>

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 05.jun.2012, atualizada em 08.jul.2012  (66-9691-1400) pr.waltermcarvalho@hotmail.com