MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

Sujeitai-vos uns aos outros (Efésios 5:21) &

 

 

O CASAMENTO À LUZ DAS ESCRITURAS

(Dt 24.5, cf, Gn 2.24; Mt. 19.5-6; Mc. 10.7-9; Ef 5.18-32)

Pr. Walter M Carvalho, Cuiabá, 01 de julho de 2009

 

O casamento à luz das Escrituras (A Bíblia Sagrada) é a instituição do arquétipo (gr. archétypon), i.e., o modelo de Deus para a alegria do homem através da família em sua vida terrena. Deus não prometeu o Céu aqui na terra, nem a felicidade eterna neste mundo, mas a alegria sim, e especialmente a alegria em família. O mandamento registrado em Deuteronômio 24.5 "...ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou." claramente diz que o casamento é para promover a alegria conjugal/familial. Em Eclesiastes 9:7 e 9 as Escrituras registram: "Vai, pois, come com alegria o teu pão... Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida..." Também em Provérbios 5:18: "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade," Assim, o SENHOR Deus tem permitido aos homens e mulheres desfrutarem da alegria enquanto lhes supre suas necessidades de suprimento físico como testemunho de Si mesmo (Atos 14.17). Nas Escrituras o casamento: É uma instituição divina em sua fundação; É uma união indissolúvel em sua constituição e É um meio de re-criação e de alegria em sua estruturação. Observemos.

 

1. O casamento é uma instituição divina em sua fundação

O casamento no sentido de conceito ou princípio é indestrutível. O Senhor Jesus disse que até a Sua Volta triunfante, os homens estarão entre outras coisas: casando-se e dando-se em casamento (Mateus 24.37-39; Lucas 17.26,27). Isto é, a instituição do casamento é indestrutível e permanecerá até o fim. Walter Trobisch, em seu livro: Casei-me com você, aponta que o casamento permanece estabelecido desde a criação e está presente na cultura dos povos como um ato público. Desta forma a providência para o encontro do cortejo nupcial de Adão foi divina: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele." (Gênesis 2.18). No Éden Deus providenciou tudo: Fez Eva para Adão e lha entregou. Casamento é Providência e evidência do plano de Deus; assim está escrito: "A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente." (Provérbios 19:14). Também, o encontro de Rebeca com Isaque foi Providência e evidência deste lindo projeto (Gênesis 24.62-67). Homem e mulher são feitos um para o outro, isto é uma idéia perfeita, porque o projeto como instituição divina é perfeito. Alguém disse, "Quando Adão estava sozinho, Deus não criou dez amigos para ele, mas uma esposa.". Lemos nas Escrituras que: "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará." (Hebreus 13.4), isto indica que o casamento é para desfruto de pessoas virtuosas e honradas que obedecem a Deus. Não é possível ser feliz desobedecendo a Deus.

Sim, a idéia do casamento é indestrutível, e a mais importante de todas, porque a família foi idealizada e criada pelo SENHOR de modo perfeito. Os erros são cometidos pelos homens e mulheres ao desobedecerem o plano do arquétipo perfeito e permanente que o SENHOR criou para alegria conjugal e familial. O teólogo Albert Schweitzer, prêmio Nobel da paz em 1952, disse que "Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza, antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo." Eis o problema: os erros são decorrentes de o ser humano não se dominar. É necessário ser cheio do Espírito (Efésios 5.18), pois que o fruto do Espírito inclui domínio próprio, e isto é fundamental nas relações conjugais. Quando um homem se sujeita a obedecer a Deus no temor do SENHOR, ele mantém uma vida de contínua frutificação no Espírito, e assim ele é capacitado para amar a esposa como Cristo amou a igreja, ele se entrega incondicionalmente à sua esposa e por sua esposa; ele trabalha através da palavra de Deus para que ela seja pura; ele trabalha através da provisão material para que ela seja esposa encantadora e amada sem carências físicas ou emocionais (Efésios 5.21-33). Igualmente uma mulher cheia do Espírito é capacitada a desenvolver um coração manso e tranqüilo como parte de sua natureza original, e assim obedecer inteligentemente ao marido, como a pessoa que Deus investiu de autoridade e poder para protegê-la, proporcionar realização, segurança e equilíbrio da harmonia do lar, bem como ser exemplo aos filhos. (Gênesis 2.18; 1Pedro 3.1-6).

Entretanto, a desobediência às vezes ocorre por não se conhecer o padrão perfeito revelado nas Escrituras Sagradas, por falta de instrução bíblica (Oséias 4.6), ou, por não re-conhecerem a si próprios em suas diferenças fisiológicas e ou psicológicas: "SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos(...) Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento..." (1Pedro 3.1-7). É necessário lembrar sempre, que o casamento é sustentado através da manutenção diária da união entre o esposo e a esposa numa aliança com Deus.

 

2. O casamento é uma união indissolúvel em sua constituição

Assim como a idéia do casamento é indestrutível, a permanência do casamento é inquestionável quando sua dependência está fundamentada nAquele que é o autor e sustentador do casamento. No casamento é imprescindível que homem e mulher mantenham a Aliança Bíblica, negando o acordo mundano (Rm 12.1-2), permanecendo na dependência do seu Criador. Em primeiro lugar, porque Deus em Santo amor, criou, sustenta e preserva a família em seu sentido belo e puro: homens e mulheres, que deixando seus pais, se unem pelo vínculo do amor, experimentam um amor crescente e duradouro. Em segundo lugar, porque o casamento depende de princípios Divinos ordenados: a fidelidade conjugal, a renúncia do ego para satisfazer as necessidades do cônjuge; a atuação do amor desprendido de sentimentos egoístas na estruturação dos planos e realizações satisfatórios aos membros da família. O casamento, portanto, está dependente do seu Criador: como o peixe dependa da água, a ave do ar, e a raiz da terra. Ninguém será bem sucedido desobedecendo às leis de Deus para o casamento. Edward Hindson em A família total, escreveu que: "Deus é quem criou a família, e viver na dependência dEle nos fará permanecer unidos, sempre ligados por seu amor."

Uma união indissolúvel está alicerçada no padrão do Jardim do Éden. De conformidade ao modelo original: existe, se mantém e se conduz para a glória de Deus (Gênesis 2.24; Efésios 5.33)

Deus é absolutamente indispensável. O casamento é uma trindade, uma aliança a três pessoas: o homem e a sua mulher numa aliança com Deus – é por isso que se valoriza o casamento religioso ou a dependência Divina. Como alguém disse: "O relacionamento pessoal com Jesus Cristo é a pedra angular do casamento." (1Pedro 2.6-8). Sim, o casamento numa aliança com Deus é indissolúvel e inviolável, é testemunho da manutenção, conservação e celebração de bodas de casamento ano após ano até que a morte os separe.

 

3. O casamento é um meio de re-criação e de alegria em sua estruturação

Quando o salmista escreveu que o lar bem sucedido é aquele que o SENHOR edifica, estava revelando que é inútil tentar conservar o casamento através tão somente de esforços humanos (Salmo 127.1): Deus supre suas necessidades (v.2); Deus lhes dá os filhos (v. 3) Deus lhes dá a alegria (v.5). No Novo Testamento, como evidência de que Deus confirma o casamento cuja presença indispensável para abençoar é o SENHOR; Jesus principiou os seus sinais numa festa de casamento em Caná da Galiléia, ao transformar a água em vinho, impedindo que a alegria dos noivos (o casamento) se transformasse em fiasco e mortificação (João 2). Portanto, os cônjuges devem se lembrar de "Como são poucas as nossas necessidades reais, e como são imensas as aspirações.", e que o SENHOR nos ajudará a manter o equilíbrio na satisfação das necessidades do homem e nas necessidades da mulher (Salmo 23, Mateus 6.25-34 e 1Coríntios 7.3-5, 9-15, 27-33). Devem se lembrar, também, de que a manutenção e a conservação do casamento, no que tange as responsabilidades conjugais, é papel de cada um: manifestar carinho e cortesia; desenvolver sociabilidade em família; compreender e exercer paciência; tratar as questões financeiras com franqueza; ser honesto e fiel entre outras ações. É também lição importante entender que "O sucesso da família não é garantido por freqüentar a igreja, mas sim o é pela experiência espiritual vivenciada como uma ação vital no dia-a-dia" Abraão é exemplo disto, "Porque eu o tenho escolhido(Abraão), a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado".(Gênesis 18:19).É neste sentido que HINDSON afirma: "Quando seguimos as verdades e orientações imutáveis das Escrituras o sucesso é total: Cônjuges, pais e filhos contribuindo (fazendo/aprendendo) no sucesso dos relacionamentos" E semelhantemente GARDNER escreveu que o homem que dedica tempo para o seu lar no cumprimento de suas responsabilidades, está prestando obediência a Deus em conformidade a Mateus 25.40, e que por isso "Qualquer homem pode obter tudo o que Deus programou para seu lar (Mar 8:34-37; Fil. 4:13)."

 

Concluindo: A alegria e a satisfação no casamento são fundamentais como expressão de culto e gratidão ao SENHOR – casamento foi instituído para a glória de Deus. A espiritualidade começa na vivência familiar, praticando obediência no núcleo familiar. É preciso se esforçar para manter a aliança bíblica, orar para permanecer na dependência mútua e divina, ou aprender que a primeira tarefa do esposo é orar com entendimento no casamento (1Pedro 3.7), aprender que a primeira tarefa da esposa é ajudar com inteligência a manutenção de relacionamentos vibrantes e alegres (Efésios 5.22 e 1Pedro3.1-4). É no cultivo da espiritualidade (cheio do Espírito, i.e., um relacionamento espiritual vibrante de fé e obediência a Deus) na vida diária, que se pode contribuir para a alegria do seu cônjuge e familiares, anulando o egoísmo do tipo "casei-me com você, para você me fazer feliz!" Casamento não pode ser apenas uma instituição onde se passa um período da vida. "Faça da família uma experiência total de alegria, bênçãos e comunhão com Deus através da fé" Adote e mantenha um estilo de vida santa, fiel e amorosa, ou se for o seu caso, proponha a continuar sendo cada vez mais fiel à sua família como cônjuge que tem tempo para obedecer a Deus e que consegue alcançar tudo que o SENHOR planejou ao seu lar.

 

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

><>

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  • A música do fundo de plano desta página é interpretada por nossa filha Cristiane, se o som não está ligado... confira...  

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, Atualizada em 10.out.2011, atualizada em 08.jul.2012  (66-9691-1400) pr.waltermcarvalho@hotmail.com