& 3. TÍTULOS MESSIÂNICOS DE JESUS 

 

 I - Filho de Deus

 

II - Filho do Homem

 

A compreensão do sentido escriturístico desses dois títulos vem a ser uma contribuição a mais para a compreensão da pessoa de Jesus, de sua natureza, de seus ensinos e de sua missão neste mundo, e, dessa maneira, contribuição também para a formação de uma teologia autenticamente bíblica em seu conteúdo e dinâmica em seus efeitos. (Lima, p. 93)

 

I - "Filho de Deus"

 

       Título muito empregado no VT.  Os discípulos o ouviram e entenderam em seu sentido escrituristicamente acostumados.

 

A)     USO NO VT

 

1.  atribuído aos crentes da antigüidade, descendentes de Sete. (Gn 6.1,2) Anjos não se casam Mt 22.30

 

2. aplicado aos juízes de Israel.  (Sl 82.2,6,7)

 

3. aplicado ao povo de Israel. (Dt. 14.1; Êx. 4.22;  Os. 1.10)

 

4.  aplicado ao rei teocrático. (Sl 2.6,7) Este Salmo é messiânico. Quando Davi o compôs, tinha em mente ser o ungido do Senhor.

 B)     USO NOS EVANGELHOS

        Jesus usou este título apenas indiretamente:

 

1.  Referindo-se a Deus como seu Pai. (Mt 11.22 e Jo 5.17,18) "meu Pai trabalha até... e eu tb" = a Deus.

 

2.  Narrando a Parábola dos lavradores maus. ( Mc 12.6)

 

3.  Confirmando no Julgamento pelo Sinédrio. (Mc 14.61,62)

 

4.  Chamando Deus de Pai na oração agonizante no Getsêmane. (Mc 14.36)

     Outras pessoas aplicaram o título a Jesus:

 

      1. Evangelho de João 20.31. Explicando a finalidade do Evangelho.

 

       2. A voz de Deus: no batismo de Jesus. Mc. 1.11; Lc 3.22 e Mt 3.17

                No episódio da transfiguração.  Mt. 17.5; Mc 9.7; Lc 9.35

 

3.  Na tentação, Satanás diz. Mt 4.3

 

4.  Na possessão do Gadareno os demônios o reconheceram. Mt 8.29

 

5.  Pedro o declara em nome do Colégio Apostólico. Mt 16.16,17.

  

 

C)    OS TRÊS SENTIDOS DO TÍTULO "Filho de Deus":

 1.  O SENTIDO MESSIÂNICO.   

Só poderia ser usado  por aquele que fosse realmente o Messias — o Rei de Israel (Mt 16.16-20); o Ungido, o Enviado por Deus para redimir a Israel e toda a criação.   Jesus confirmou no Sinédrio. Mc 14.61.  Jesus suportou, sendo escarnecido na cruz Mt 27.40; Mc 15.32

 

2.  O SENTIDO ÉTICO.  

Denota que Jesus tinha uma relação especial, íntima e obediente a Deus, tornando-se jus ao título por atuar intensamente em todos os seus ideais, propósitos e obra.

 

3.  O SENTIDO METAFÍSICO. 

Jesus tem a mesma essência e natureza de Deus. Jesus é igual ao Pai.  No ventre da virgem Maria, Jesus foi gerado, não criado, não houve começo para Deus. Ele veio ao mundo e se encarnou — como Jesus histórico (Jo 1.1) Ele disse "Antes que Abraão existisse, eu sou" (Jo 8.57,58) (Note que há diferença entre ser criado — ter começo e entre ser gerado — "dar origem ou existência a " ou "é dar o ser a").

 

 

II - "Filho do Homem"

 

         Entender o significado desse título, implica em resultados dinâmicos em nosso posicionamento e em nossa atuação como servos de Deus no mundo.

 

"filho de" significa "o que tem a natureza de" ou "o que tem participação com"

 

Esse título identificou Jesus Cristo com  o ser humano.

- Participante dessa natureza, de suas fraquezas, limitações e necessidades; também de seus objetivos e de seu destino; menos de sua pecaminosidade. Jesus levou sim as suas dores, se fazendo pecado (não pecador) por nós, para assumir a penalização, conforme Isaías 53 e Filipenses 2.7,8

 

Esse título proclamou sua humanidade.

         - Sua natureza inicial e ideal bem como escatológica (cf. Ef 4.13) quando Deus há de restaurar e glorificar o homem, vivificado e eternizado (cf. 1 Co 15.45-47)   "Ele é o homem padrão que Deus queria que todos fossemos: Ele é o paradigma de toda a humanidade."(Lima, p.105)

 

1. SENTIDO DO TÍTULO NO VT

 

Aparece às vezes no VT, só para designar a pessoa humana.

"Deus não é homem... nem filho do homem..."(Nm 23.19)

"Que é o homem... e o filho do homem para que o visites"(Sl 8.4)

"Eu sou aquele que vos consola; quem pois és tu para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem que se tornará em feno?" (Is 51.12)

 

No livro do profeta Ezequiel, as dezenas de vezes em que o termo é empregado, refere-se ao profeta que é de natureza terrena e humana, mas autorizado por Deus. (Ez 2.1)

 

Já no livro de Daniel, o termo aparece no sentido messiânico, designando aquele ser especial e sobrenatural, revestido de glória e poder, que vem da parte de Deus para estabelecer um reino eterno. (Dn 7.13,14)

 

 

2.  SENTIDO DO TÍTULO USADO POR JESUS: Modo messiânico e também escatológico.

 

Davis, em o Dicionário da Bíblia, diz que 78 vezes o título "filho do homem" é usado no NT.

 

O Senhor Jesus fez uso deste título inúmeras vezes, identificando-se com a profecia de Daniel(7.13,14,26,27).

             Mt 24.30 "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem..."

             Mt 25.31,32 "E quando o Filho do homem vier em sua glória e todos os anjos.... se assentará no trono da sua glória... e apartará uns dos outros..."

 

Este título no cumprimento da profecia de Daniel nos consola, dando-nos a certeza de que

Jesus Cristo já inaugurou o seu Reino Eterno entre nós.   Isto nos motiva a manter nossa posição de servos, que paciente e perseverantemente prosseguem na expansão do Reino, pregando, ensinando e discipulando.   Assim como ele é enviado do pai e a nós enviou (Jo 20.21) para produzirmos muitos frutos, compreendendo que se Ele identificou-se conosco através dos sofrimentos, carências, tentações, porém, vencendo em tudo e tirando o pecado do mundo, nós agiremos de tal modo, que resguardaremos o Evangelho das ideologias políticas, das distorções religiosas de falsos profetas, para apresentar o Evangelho, a sã doutrina em conquista de almas através da obra missionária.

       Identificando-nos assim com os nossos semelhantes, conscientes de suas misérias, condenação e penalização sem Cristo e saindo do aconchego dos templos para buscar as almas perdidas pelas ruas, praças, casas e favelas, na certeza da esperança de que em breve veremos aquele que se identificou como o Filho do Homem, para ajudar os homens em suas fraquezas, vindo sobre as nuvens com poder e grande glória, como chefe supremo da nossa salvação e vitória.

 

 

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Elaborada por Walter Meleschco Carvalho, e atualizada em 28/09/2005