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Teologia

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          Servos de Jesus, porque a Causa de ser e viver no KAIRÓS (tempo) de Deus é o Senhor Jesus Cristo !           

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 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

Teologia exige obediência... &

 

26. ESCATOLOGIA

 

    ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS (do grego):

     Escatologia - escatos”, último,   + logos estudo.

 Há distinção entre a escatologia individual (futuro pessoal selado na hora da morte de cada um) e a escatologia cósmica (futuro da raça humana, sobre todas as pessoas num evento cósmico).

Escatologia é o estudo da teologia bíblica das últimas coisas.

         Não deve ser um estudo tipo colcha de retalhos

         Deve ser um estudo tipo túnica tecida sem costura de alto a baixo.

 

A Escatologia Nos Evangelhos

O Senhor Jesus no Monte das Oliveiras (Mt 24:3; Mc. 13:1-2; Lc. 21:5-36) pregou o Sermão Profético (ou escatológico), respondendo às interrogações dos discípulos, acerca do fim do templo e da cidade santa Mt 24:1-2

 Há três eventos escatológicos no Sermão.

  Destruição do Templo e da cidade santa

  A volta do Senhor.

  O fim do mundo.

 

  Destruição do Templo e da cidade santa

 Aos judeus, a grande tribulação referia-se a um sentido histórico.

Quando os romanos sitiaram, e no ano 70 de dC invadiram e destruíram a cidade e o templo de Jerusalém.

A destruição do templo é uma figura do juízo de Deus no fim do mundo.

 

  A volta do Senhor.

         A expectativa da volta de Jesus antecede uma solene advertência (Mt 24:4-14 “Que ninguém vos engane... o Evangelho pregado a todas as nações então...) seguida de uma minuciosa sinalização do fim.

Será precedida pelo aparecimento do Anticristo, pela Grande Tribulação e pela Ressurreição dos salvos A exemplo dos sinais messiânicos, da ressurreição de Lázaro e do filho da viúva de Naim, o corpo há de experimentar a ressurreição corpórea. Prometida aos que crêem. No Antigo Testamento: Isaías 26:19. Daniel 12:2. No NT. Jesus adverte aos saduceus, os quais negavam a ressurreição, de errarem por desconhecerem as Escrituras e o poder de Deus (Mc.12:24). Jesus fala da ressurreição dos justos em  Lc. 14:14.

 

  O fim do mundo.

     A volta de Jesus (2ª) resultará no grande juízo final. O final deste mundo, desta era.

       Está definido que ocorrerá após a Segunda vinda. O Senhor Jesus, sentar-se-á num trono glorioso e julgará todas as nações cf.  Mt. 25: 31-33 (ovelhas serão separadas dos bodes).

 

Deus delegou a autoridade de juiz ao Filho conforme João 5:22,27. Serão julgados de acordo com sua vida terrena, serviço prestado a Jesus ou deixado de prestar a Jesus, não é mera caridade (prática das boas obras) conforme Mt. 25:31-46.

Jesus disse: "porque o Filho do homem há de vir na gloria de seu Pai, com os seus anjos, e, então retribuirá cada um conforme as suas obras” (Mt. 16.27).

Lembrar que crer em Cristo é a maior ação pela qual o homem confirma o eterno propósito de Deus, e as boas obras que o seguem são atestados de que são filhos de Deus.

 

A decisão do juízo será eterna (permanente irrevogável) ou "para o castigo eterno", ou  "para a vida eterna” conforme Mt.25:46. Mas haverá  “menos rigor para... Sodoma” do que para Cafarnaum. Conforme Mt. 11:24.

 O destino final Será habitação definitiva.

[...]

ESCATOLOGIA NO QUARTO EVANGELHO

[...]

O KERIGMA ESCATOLÓGICO DA IGREJA PRIMITIVA

[...]

 

 

A ESCATOLOGIA NAS EPÍSTOLAS PAULINAS

 

Paulo acrescenta acerca da transformação que ocorrerá na vinda de Cristo.

 Quando a glória que há por vir, será revelada em nós, justiça, paz e alegria no Espírito Santo: (Rm 8.18;14:17).

 

Em Filipenses 3.11 este acontecimento tem o sentido literal de “ressurreição para fora dos mortos”, indicando que os outros mortos somente ressurgirão depois (cf . Ap. 20.6).

 Nas páginas do Novo Testamento está prevista a conversão de Israel como nação (“remanescente” Rm 11:15-32.), porém, nem Jesus (embora revelou no sermão escatológico que Jerusalém será controlada ( “pisada” ) por Gentios até o tempo determinado cf. Lc. 21.24), nem Paulo, anunciou o reestabelecimento político de Israel.

 O Israel espiritual deve orar constantemente pela conversão de Israel

(judeus espalhados por todo o mundo), porque o evento futuro mais importante para a Igreja está dependente da rendição de Israel ao senhorio de Jesus Cristo.

 Ao ecoar a última trombeta, os mortos ressuscitarão e os cristãos vivos serão transformados num piscar de olhos, recebendo do Senhor corpos glorificados.

 

A ordem cronológica da ressurreição será a seguinte: primeiro Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda (1ª Co  15.23).   

Então ( "depois" ) Ele entregará o reino ao Deus e Pai, após ter literalmente sujeitado todos os poderes da oposição satânica e humana, debaixo dos seus pés (1ª Co 15.24).  

O arrebatamento é mencionado no Novo Testamento pela primeira vez por Paulo (1ª Ts 4.17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.)

O apóstolo ensinara aos novos convertidos, o Evangelho integral que agrada a Deus (1ª Ts 2.3-5).

 2ª Tessalonicenses foi escrita para orientar e tranqüilizar aos que pensavam que a volta de Cristo ocorreria a qualquer instante. 

 O primeiro sinal que deve acontecer antes é o afastamento das igrejas

(Católicas Romanas e Ortodoxas e outras do Santo Evangelho)

cf. 2ª Tes. 2.3. (2Ts 2:3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,)

 

Depois Algo ou Alguém (no grego está no Neutro) impede que Ele se manifeste

(2ª Ts. 2.6,7), dispensacionalistas em geral identificam como sendo a Igreja ou o Espírito Santo, porém não existe apoio no NT para esta teoria.

 A conclusão revelada, aponta aos tessalonicenses, que há dois eventos

precedentes a Volta de Cristo:

 

1) Apostasia Universal (mais provável que o mercado religioso a provocará,

por causa de múltiplos escândalos e decepções, o que impede pode ser o papado,

uma das cabeças do Império romano)  

e

2) Aparição do Anticristo (o homem da iniquidade (sem Lei - homem do pecado) - 2ª Ts. 2.3, ou A Besta de Apocalipse).

         Os crentes fiéis, amam a vinda do Senhor, como uma bendita esperança diz a Tito em 2.13,(Tt 2:13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;)

 Os crentes fiéis, amam a vinda do Senhor, como uma bendita esperança diz a Tito em 2.13, que os alimenta espiritualmente ao contemplar a revelação visível do reino, por isto serão galardoados pelo Senhor (2ª Tm 4.1,8),  daí, proclamarem a parousia na evangelização mundial, dentro do mundo como sal e luz, em função do amor de Deus por todos os homens e a sua vontade em salvá-los antes do dia final, pois aguardá-lo implica em santificação.  

 

Mt 24:11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

 

Mt 24:12 E, por se multiplicar a iniqüidade,

o amor de muitos esfriará.

 

Mt 24:13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

 

Mt 24:14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

  

Resumo de detalhes escatológicos (importantes) encontrados nas epístolas:

 1) A apostasia e o Anticristo precedem a parousia , ocasião em que este homem iníqüo será destruído pelo sopro da boca de Cristo e pela manifestação da sua gloriosa vinda. – ( 2ª  Ts. 2.8 ).

 2) A conversão da nação judaica – (Rm 11.15-32).

 3) A Vinda do Senhor Jesus será para entregar o reino ao Pai, tendo todos os inimigos (domínios e  autoridades) subjugados, inclusive a desunião entre cristãos e a morte – (1ª Co 15.23-28).

 4) O arrebatamento da Igreja precedido pela ressurreição dos justos – (1ª Ts. 4.13-17).

 5)  A redenção da criação após a remoção da maldição – (Rm 8.19-24, cf. Is. 65.20-25).

 6) Ao voltar Cristo será adorado por todos, inclusive anjos, homens e espíritos rebeldes – (Fp. 2.9-11;  Ef.1.10; Cl. 1.20).

 7) O surgimento de novos céus e nova terra (desfeitos os presentes elementos) na vinda de Cristo. – ( 2ª Pd. 3.10-13).

 

Exortações e advertências:

 

a) A parousia está vinculada ao cumprimento da missão da Igreja até os confins do mundo (At 1:8).

At 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

 

b) Através de "muitas tribulações entraremos no reino de Deus" (At 14.22). Cristãos sinceros não ficam perturbados com as perseguições.

 

At 14:22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

 

c) A vida do povo de Deus é um serviço ao Senhor de tal modo que não sofrerá vergonha quando ele voltar. Em Sua vinda prestaremos contas diante do tribunal de Cristo (Rm 14.10; 2ª Co 5.10, 1ª Jo 2.28).

 

Rm 14:10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.  

 

2Co 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

 

1Jo 2:28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.

  

A ESCATOLOGIA NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

[...] 

A ESCATOLOGIA NAS EPÍSTOLAS GERAIS

[...] 

A ESCATOLOGIA EM APOCALIPSE

 

continua...

BIBLIOGRAFIA:

 CHAMPLIN, R. N. & BENTES, J. M. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. volume I. 4. ed São  Paulo: Candeia, 1997.

 LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. Trad. de Darci Dusilek e Jussara Mmindir Pinto  Simões Árias. 3.ed. São Paulo: Exodus, 1997.

 SHEDD, Russel Philip. A Escatologia do Novo Testamento. São Paulo, Vida Nova, 1991.

 LANGSTON, A. B. Teologia Bíblica do Novo Testamento. 3. Ed . Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1955

 GOPPELT, Leonhard. Teologia do Novo Testamento. Tradução de Ilson Kayser. São Leopoldo/RS: Sinodal, 1982

 

 

 

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A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

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><>

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                      Responsável: WMC, Criada em 12.fev.2018, atualizada em 19.fev.2018  (66-9 9962-1360) pr.waltermcarvalho@outlook.com