& 18. A SEGURANÇA DO CRENTE.

 

 Questões: 

    - A partir de que perspectiva a segurança do crente é abordada no ensinamento do NT ? 

   - Qual é a interpretação teológica aceitável sobre a segurança do crente?

A Bíblia assegura ao crente (“nova criatura”; Nascido de Cima ou de novo) a Vida Eterna.     João 3.16; 2 Cor. 5.17; João 17.3; Isaías 59.2 etc.

 O homem convertido e salvo por Cristo, espiritualmente está salvo.

 

Almir S. Gonçalves, em A Teologia de Jesus Cristo, afirma:

“Dissemos que o homem é espiritualmente um perdido. Mas não estará irremediavelmente perdido se ele recorrer ao Salvador único que o pode salvar, e ele então passará da triste condição de perdido à gloriosa condição de salvo, eternamente salvo... Esta salvação é proclamada pelo mesmo Jesus, estando também profetizada no Velho Testamento e amplamente proclamada na pregação dos apóstolos e em suas epístolas. A primeira promessa e profecia de uma salvação porvindoura e de um Salvador encontramo-las em Gênesis 3:15,... “ (p. 54)

 

Ladd, comentando A Vida Cristã em relação a segurança, trata da “Relação De Permanência Recíproca.

Relação De Permanência Recíproca. Se a fé é o meio de se entrar para a vida, a relação recíproca de permanência é a única exigência para continuar na fé. Esta expressão para designar a relação recíproca de permanência é denominada, usualmente, misticismo, mas é difícil de ser definida. Há uma relação de permanência recíproca do crente em Cristo (João 16:56; 14:20, 21; 15:5; 17:21) e de Cristo no crente (6:56; 14:20, 23; 15:5; 17:23, 26). Esta relação é análoga ao fato de o Filho ser um com o Pai (10:38; 14:10, 11, 20, 21; 17:21) e de o Pai estar no Filho (10:38; 14:10, 11, 21; 17:21, 23). Uma vez é declarado que os crentes estão tanto no Pai como no Filho (17:21); e uma vez é afirmado que ambos, o Pai e o Filho, virão fazer sua habitação nos crentes (14:23)....

O crente está seguro pelo relacionamento estabelecido até a eternidade e para todo o sempre. No misticismo joanino, o crente tem um envolvimento pela adoração, comunhão e habitação de Deus, é um misticismo sem êxtase, sem absorção da própria personalidade ou de perda da identidade humana, é sim, “uma comunhão ética e pessoal, envolvendo a vontade, em lugar das emoções A idéia é de alguma forma, semelhante à expressão paulina de estar em Cristo, e Cristo estando no crente, mas a expressão paulina tem conotação escatológica, enquanto a fraseologia de João envolve mais a idéia de comunhão pessoal... referências onde aparece o verbo meno. Permanecer em Jesus é permanecer em sua palavra (8:31), não permanecer em trevas (12:46), permanecer na luz (I João 2:10), permanecer na doutrina (II João 9), permanecer em seu amor (15:9, 10) guardar seus mandamentos (I João 3:24), amar uns aos outros (I João 4:16). Para Jesus, o permanecer em seus discípulos significa que sua palavra habita neles (5:38), que o amor de Deus permanece neles (I João 3:17), que a verdade mora neles (II João 2). Em contraste, os descrentes estão nas trevas (12:46) e na morte (I João 3:14). Permanecer ou estar em Cristo significa manter comunhão inquebrantável com ele.” (p. 262)

 

Langston, ao discorrer sobre a Ressurreição universal, afirma que Paulo cria e anunciava a ressurreição universal, e isto assegurava aos crentes a certeza da vida eterna:

“Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos” (Atos 24:15). “É verdade que pouco se diz da ressurreição do injusto, mas este pouco é o suficiente para mostrar que os injustos serão ressuscitados. Naturalmente a ressurreição deles não pode ser a mesma que os crentes vão experimentar, porque estes serão ressuscitados para a vida e aqueles para a condenação. Paulo, no capítulo 15 da sua primeira carta aos Coríntios, baseia o seu argumento a favor da ressurreição do crente, na união mística que existe entre o crente e Cristo. Naturalmente, o descrente não tem esta união com Cristo...” (p. 388)

 

E Langston Ao tratar de Fé e Esperança (com respeito à Epístola aos Hebreus), declarou:

 “Para o crente verdadeiro o futuro é risonho. As dificuldades desta vida, como disse o apóstolo Paulo, não se comparam com a glória que nos espera no além.  Ali o crente receberá coisas muito melhores do que as melhores coisas nesta vida:... (Hebreus 10:34-35). Haverá uma terra melhor:... (Hebreus 11:13-16). Haverá uma cidade melhor:... (Hebreus 11:10... 12:22-23). O grande dia que provará tudo está se aproximando:...(Hebreus 12:27). Então será realizada a plena perfeição do crente. E esta experiência é a base de uma exortação para que sintam gratidão a Deus por todos os benefícios:... (Hebreus 12:28... 13:15).” (p. 428-9)

 

Voltar ao início da seção

Voltar à Página inicial

 

Elaborada por Walter Meleschco Carvalho, e atualizada em 28/09/2005